Postado em 22 de Novembro às 14h29

O papel do reflorestamento

Muito se fala sobre a importância de ações sustentáveis para o futuro do planeta. Afinal, a saúde e a qualidade de vida das pessoas, especialmente das futuras gerações, são aspectos que estão diretamente ligados à preservação das áreas verdes.
Com isso, uma das medidas que vêm ganhando destaque nos últimos anos é o reflorestamento - ação que permite não somente replantar florestas para resgatar áreas devastadas e devolver vida a esses locais, como também investir na produção de eucalipto, pinus ou outro tipo de árvore para extração de celulose.
Leia nosso post e entenda melhor o papel do reflorestamento para conservar o meio ambiente e garantir um futuro sustentável ao planeta.


Importância do reflorestamento

Minimizar os impactos ambientais da melhor maneira possível é uma estratégia importantíssima para o futuro das gerações futuras. O reflorestamento é uma das iniciativas fundamentais, já que permite a manutenção e recuperação de ecossistemas devastados, qualidade do ar, preservação da fauna e dos ecossistemas, prevenção de deslizamentos de terra e controle da erosão, redução do processo de aquecimento global, controle de temperatura, menor poluição acústica em cidades, manutenção das belezas naturais, entre outros.

 

Reflorestar é o melhor caminho 

Fundamental para a extração de matéria-prima para as indústrias e para recuperar áreas devastadas, o reflorestamento pode ocorrer de duas formas: para recuperar áreas devastadas (ecológico) e para utilização de matéria-prima na indústria (comercial).
O primeiro tem por objetivo reestabelecer o ecossistema com a utilização de espécies nativas e o segundo visa comercializar madeira e atender a demanda da indústria por celulose. 

 

Como produzir madeira de reflorestamento?

Várias empresas contam com uma área na qual transformam em floresta particular. Com isso, a cada árvore retirada para a produção de determinado produto, outra é plantada. Essa medida é essencial para evitar prejuízos à natureza, pois possibilita evitar o desmatamento das árvores nativas.

 

Quais são as árvores de reflorestamento?

O reflorestamento para atender à demanda da indústria consiste no plantio principalmente de eucalipto ou pinus. Por contar com fibra longa, o eucalipto é ideal para a produção de embalagens. Já, o pinus possui fibra curta e pode ser transformado em papel. Esse tipo de árvore não necessita de solo rico em nutrientes e, além dos benefícios econômicos, também traz vantagens como a melhoria da qualidade do ar, redução da intensidade da erosão, melhoria da vazão de mananciais hídricos, recuperação de áreas degradadas, redução a pressão sobre as florestas nativas, promove o conforto térmico, aumenta da biodiversidade, entre outros.

 

Investimento viável

O reflorestamento comercial representa um investimento viável porque demanda custos menores e possui bons retornos do investimento, garantindo competitividade aos negócios. Para iniciar um plantio, basta seguir alguns critérios relacionados à manutenção e proteção da floresta.

 

Somos sustentáveis!

A Arcus atua de forma ecologicamente responsável em todos os seus processos. Desenvolvemos soluções em impressos gráficos com qualidade e agilidade, buscando aumentar a satisfação dos clientes e colaboradores e melhorar continuamente o sistema de gestão de qualidade. Tudo isso, para geração de resultados que atendam as expectativas dos clientes e, o melhor: de forma sustentável em todos os processos. Por isso, todas as embalagens e materiais gráficos que produzimos são feitas com material de reflorestamento.

Entre em contato com gente, conheça melhor nosso trabalho e faça seu orçamento. Com ações sustentáveis todos ganham!

Veja também

Como gerir equipes criativas13/11   Você faz parte do fascinante mundo dos negócios e mantém o desafio constante de manter e elevar o potencial criativo de sua equipe? Bem-vindo ao conteúdo desse Blog Post! Nosso foco é justamente ajudá-lo a elevar a performance de sua produção e manter a motivação de seus colaboradores em alta. Claro que alguns modelos de......
Dica do Dia Arcus! #Calendários18/07/16 Todo cliente gosta de ganhar um agrado, isso já não é novidade! Por isso, várias empresas investem em brindes para oferecer aos seus clientes no decorrer do ano, pois além de fidelizar as suas parcerias, também......

Voltar para BLOG