Uma impressão de qualidade é essencial para o resultado de uma peça, certo! Mas, de nada adianta você ter acesso às melhores gráficas do mercado se o arquivo não for finalizado de maneira correta. Fechar um arquivo para a impressão exige alguns cuidados e atenção especial para evitar erros e garantir o efeito que você planejou. Portanto, fique atento a essa etapa e preze por todo o cuidado possível na finalização e envio da arte. Ao enviar um arquivo de maneira correta, você otimiza o trabalho da impressão, evita desperdícios, retrabalhos e desgastes de relacionamentos. Ficou interessado? Confira o nosso Blog Post e saiba mais sobre a importância de finalizar adequadamente o arquivo antes de mandá-lo para a impressão.
Arquivo fechado Os arquivos fechados contam com informações fixas de fontes e imagens do material e não permitem a inserção de novas informações, o que possibilita manter a formatação com a configuração adequada para a impressão. Fique de olho na configuração do material, layout da página e outros fatores na hora de fechar o arquivo, pois qualquer erro por menor que seja pode gerar dificuldades, como por exemplo, o surgimento de cores diferentes ou outros problemas que atrapalham o sucesso do material.
Sobre os formatos Como já mencionamos, o primeiro passo para garantir o sucesso de uma impressão é finalizar o material gráfico, salvar e fechar o arquivo para enviá-lo à gráfica. Uma boa alternativa é salvar o arquivo na extensão PDFX-1A, pois essa configuração garante a qualidade do material compactado e possibilita abrí-lo em qualquer dispositivo sem que sofra qualquer alteração.
O formato TIF também é adequado para imprimir imagens com qualidade e nitidez superior, já que também permite compactar os arquivos sem perder as configurações do trabalho, além de possibilitar que a imagem seja carregada sem perigo de perder a qualidade.
Após ter o formato definido, não esqueça outros passos importantes como, por exemplo, escolher o modelo de cores adequado para a impressão, verificar o tamanho da arte em relação ao papel e analisar a qualidade das imagens usadas.
Outro passo importante que deve ser levado em conta é a definição do formato em que o arquivo será aberto para visualização online.
Faça um check list
É fato que a estrutura correta de uma peça publicitária possibilita que ela seja lida por diversos softwares de impressão. Portanto, antes de enviar o arquivo para a gráfica, lembre-se que é fundamental seguir os passos de um check list, visando verificar se ele foi fechado adequadamente e se tudo está em ordem. Esse procedimento ajuda você evitar desconfigurações ou outros erros que possam atrapalhar a finalização do material.
Gostou? Agora, é só garantir o fechamento do arquivo adequado que, nós da Gráfica Arcus, asseguramos a melhor impressão para o seu material. Um trabalho em sintonia é essencial para o sucesso de todas as etapas de um material.
Veja também
Viver é ver o mundo de infinitas formas todos os dias09/Jan/202009/01/20há 1 ano e 3 meses Quinta-feira, 09 de Janeiro de 202009/01/2020Se você precisasse descrever o mundo, como seria? Falaria sobre as cores que enxerga, quem sabe descreveria os sons que ouve diariamente, ou até mesmo os cheiros e sabores que já experimentou? De que forma você enxerga o mundo? Muitas são as respostas para essas perguntas, afinal, não existe certo ou errado neste caso! A forma que cada pessoa o enxerga é......
Mitos e verdades sobre comunicação impressa13/Dez/201913/12/19há 1 ano e 3 meses Sexta-feira, 13 de Dezembro de 201913/12/2019Sejam materiais publicitários ou jornalísticos, o fato é que a comunicação impressa continua cumprindo seu papel com muita eficiência na sociedade. É fato que o crescimento da comunicação digital......
Tendências do design gráfico para 202006/Jan/202006/01/20há 1 ano e 3 meses Segunda-feira, 06 de Janeiro de 202006/01/2020Sabemos que a importância do design gráfico vai muito além da comunicação e da estética. Afinal, para que um material ganhe forma, é necessário idealizar toda concepção de um produto ou......